Quem circula pelo Brasil tem notado cada vez mais carros com a placa do Mercosul. Esta placa é para os veículos licenciados nos países que pertencem ao Mercado Comum do Sul.
Foi determinado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) que todos os Detrans se adequem ao novo modelo, sendo esta placa o padrão de identificação veicular em todos os estados do Brasil: para primeiro emplacamento (veículo 0km); transferência de registro do veículo (CRLV) para outro município ou estado; roubo ou dano da placa atual e mudança de categoria do veículo.
Você pode ainda ter dúvidas se precisa colocar a placa Mercosul no seu carro, então saiba que a nova placa tem um banco de dados integrado entre os países e um dos objetivos dela é trazer mais segurança. Com ela, fica facilitada a consulta dos agentes de trânsito e policiais às informações dos veículos adequados ao novo padrão. Por meio de QR Code existe uma consulta dos dados veiculares e rastreamento da placa para evitar clonagens.
Como é a placa Mercosul?
A nova placa Mercosul tem todas as letras de identificação como as demais placas, mas o segundo número (para carros) ou o terceiro número (para motos) são substituídos por uma letra, o que possibilita 456.976.000 de combinações alfanuméricas entre todos os países do Mercosul. Tem placa para todo mundo e ainda sobra!
Os destaques da placa são o símbolo do Mercosul, nome e bandeira do país, QR Code, chip de selo fiscal federal, signo do Brasil e marca d’ água.
Quanto ao tamanho é o mesmo para a maior parte dos estados brasileiros: 40 centímetros de comprimento x 13 centímetros de altura para os carros e 20 centímetros de comprimento x 17 centímetros de altura para as motocicletas.
A placa brasileira, ao invés de cinza, tem o fundo branco e tarja azul, porque o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma placa Mercosul sem as ondas sinusoidais (curva matemática que descreve uma oscilação repetitiva suave, sendo uma onda contínua) e os efeitos difrativos. As cores das letras e números depende da categoria do veículo: carros antigos são cinzas; veículos comerciais são vermelhas; carros oficiais são azuis; veículos diplomáticos são laranja e veículos especiais são verdes.
Quanto custa?
O valor da nova placa tem um custo que varia por estado, muito similar ao da placa antiga. O Detran-SP, por exemplo, recomendou o preço das placas Mercosul em no máximo R$ 138,24 para carro, ônibus e caminhão e R$ 114,86 para motocicletas.
Proteção Veicular
Para quem ainda não tem a placa Mercosul, é possível ter segurança em suas decisões veiculares com a ajuda da AutoCredcar. Oferecemos a oportunidade de ter proteção veicular sem burocracia e com total segurança.
Atuamos desde antes da compra, por meio das consultas veiculares, até o pós-compra, cuidando de toda a proteção veicular, pela qual você tem cobertura para roubos, furtos, colisões, danos a terceiros, com até 100% da tabela FIPE.
Não há consultas de crédito demoradas ou análises de perfil complicadas. Na AutoCredcar você não precisa pagar caro pela proteção do seu veículo. O valor do rateio mensal cabe no seu bolso.
Oferecemos ainda proteção 24 horas por dia, 7 dias por semana, com assistência em qualquer hora e local. O nosso atendimento é personalizado, pois nossa prioridade é mantê-lo tranquilo.
Reparamos ainda o seu veículo em caso de acidentes ou situações adversas causadas por fenômenos naturais, como enchentes. E cobrimos acidentes envolvendo os passageiros do veículo em caso de falecimento ou invalidez.
Oferecemos ainda carro reserva em caso de colisão, roubo ou furto por 7 dias e rastreamento veicular.
Temos ainda muitas outras vantagens. Se você comprou ou está pensando em comprar um carro seminovo ou usado e se o veículo irá mudar de cidade/estado, consulte nossos planos.
Solicite seu orçamento